Escola Secundaria Augusto Gomes
Projeto Norte School
"NORTE EM REDE"
O Projeto
O projeto “ Norte em rede”
tem por objetivo criar uma marca para o norte de Portugal, partindo da ideia de
que uma imagem comum para todo o norte pode valorizar e gerar uma identidade,
cuja diversidade cultural, própria de cada região, será fator de diferenciação
e promoção. Como resposta a este desafio, desenvolvemos uma proposta de marca
para o norte de Portugal baseada na identidade norte.
Identidade
Identidade é uma
palavra que pode significar ao mesmo tempo a individualidade de alguém, e tudo
o que a define, mas também o sentido de igualdade entre duas partes (idêntico).
Com base na identidade e no
seu significado, encontramos o conceito que pretendemos transmitir, ou seja,
procuramos não só ilustrar a individualidade do Norte e de cada uma das suas
regiões, mas também o sentido de igualdade e união entre todas elas.
Com o conceito de identidade
surge, para o ilustrar, a “impressão digital”, que com o “N” inscrito no seu
centro, sugere a identidade “Norte”.
Polivalência
Criamos uma marca
polivalente, com possibilidade de diversas aplicações e interpretações, mas com
a característica de manter a sua base intacta, usando sempre uma linguagem
estética com a qual a identificamos.
Com estas abordagens mostramos esta mesma polivalência, apresentando dois exemplos de como a marca se pode transformar consoante as necessidades, podendo-se adaptar tanto a tradições, como ações sociais, ou até às cidades do norte.
O
Nome
A
escolha do nome Norte Português para a nossa marca baseou-se no sentido de
pertença que a palavra “português” nos dá, visto que nos remete para o sentido
de pertença a Portugal, mas também a nós próprios.
A
base da nossa marca parte então do stencil acima apresentado, ao qual foi aplicado
o nome da marca, procurando dar um destaque igual entre as palavras Norte e Português.
Utilizamos na palavra Norte, uma letra maior, com um tom mais claro, enquanto que
na palavra português uma letra menor, com um tom mais escuro. Encontramos assim
um equilíbrio entre o tamanho de letra e os valores cromáticos que tornam a marca
mais harmoniosa.
Paleta
Cromática
Utilizamos
as cores neutras, preto e branco, com escalas de cinzento, de forma a favorecer
a simplicidade da nossa marca, e ajudar a uma forte pregnância.
É
também desta forma uma marca de fácil reinterpretação e aplicável a qualquer
tipo de superfície.
Esta
simples paleta cromática, permite uma transformação da marca para o seu
negativo, também muito interessante, que permite torná-la visível nas
superfícies escuras.
Design
e Comunidade
Este design pretende criar
no público-alvo um sentido de pertença que apela à sua participação, ao mesmo
tempo que o orienta para a inscrição N. Para melhor demonstrar esta ligação com
a comunidade, elaboramos um pequeno vídeo de envolvimento da comunidade.
IDENTIFICA-TE!
Do Norte temos a pronúncia,
o trabalho, os campos e as praias, o galo de Barcelos; temos o granito que
percorre aldeias e cidades, temos a “gente” do Norte que faz desta marca o seu
bilhete de identidade e o seu passaporte para além fronteiras; acreditamos
assim que um Norte mais unido é sinónimo de prosperidade, e que a nossa marca
tem a capacidade de desempenhar um papel preponderante na construção do futuro
do Norte Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário