Proposta grupo 2


NORTE SENTIDO
PROJECTO NORTE SCHOOL 2012


Quando iniciámos a reflexão sobre o que pretendíamos transmitir com a nossa marca, rapidamente concluímos que queríamos que esta promovesse e identificasse o Norte de Portugal como um todo, mostrando que todas as tradições alojadas na “região mais antiga de Portugal” são importantes para a formação da sua identidade.
Por um lado falamos de identidade, da capacidade de reflectir o que de melhor o Norte tem para oferecer, de mostrar a diversidade cultural dos vários distritos. Por outro, falamos de versatilidade, da capacidade de se actualizar constantemente e de espelhar e acompanhar a evolução do povo e da região.
Faria todo o sentido, portanto, uma marca que se pudesse moldar, personalizar e adaptar constantemente. Teria que ser uma solução capaz de celebrar a individualidade cultural nortenha e com total abertura para novas visões individuais e colectivas. Nasceu, assim, a “Norte Sentido”.




O nosso conceito procura reflectir o Norte de Portugal como uma região onde os distritos e costumes estão interligados. “Uma única linha” que o unifica, uma linha versátil e intemporal que transporta os seus costumes e que mantém o território vivo, funcionando como o “sistema circulatório” que dá vida a si e ao seu património. “Uma linha com pontas soltas”, que deixa em aberto o percurso da região, prevendo em 2020 um Norte aberto a novas ideias e à evolução do País. Acreditamos, também, que este tem de ser sentido. É vendo, tocando, cheirando, provando e ouvindo que conhecemos verdadeiramente uma região, que conhecemos a sua essência. 

O símbolo agrega a figura do Galo de Barcelos, símbolo do Norte e de todo o País, o desenho do coração de filigrana, em representação do ouro do Minho e do património imaterial da região, sendo este rematado por “um motivo religioso”, remetendo-nos para as igrejas de granito, que tanto caracterizam o património material desta zona de Portugal. O vermelho evoca o orgulho e o sentimento vivo dos nortenhos em relação à sua região e lembra-nos o vinho dos socalcos do Douro.






No entanto, não é nossa intenção tornar esta representação única e estagnada. O símbolo foi desenhado de forma a que esta seja a “linha que tudo constrói”, permitindo no futuro uma grande panóplia de explorações, reflectindo assim a diversidade cultural e o dinamismo do Norte de Portugal. No final não existirá uma única representação do Norte, mas sim um conjunto enorme delas. Tantas quanto as pessoas quiserem. Tantas quanto a imaginação ditar.











Sem comentários:

Enviar um comentário