Proposta grupo 5

Escola Secundaria Augusto Gomes
Projeto Norte School

"NORTE EM REDE"



O Projeto
O projeto “ Norte em rede” tem por objetivo criar uma marca para o norte de Portugal, partindo da ideia de que uma imagem comum para todo o norte pode valorizar e gerar uma identidade, cuja diversidade cultural, própria de cada região, será fator de diferenciação e promoção. Como resposta a este desafio, desenvolvemos uma proposta de marca para o norte de Portugal baseada na identidade norte.







Identidade  
Identidade  é uma palavra que pode significar ao mesmo tempo a individualidade de alguém, e tudo o que a define, mas também o sentido de igualdade entre duas partes (idêntico).
Com base na identidade e no seu significado, encontramos o conceito que pretendemos transmitir, ou seja, procuramos não só ilustrar a individualidade do Norte e de cada uma das suas regiões, mas também o sentido de igualdade e união entre todas elas.
Com o conceito de identidade surge, para o ilustrar, a “impressão digital”, que com o “N” inscrito no seu centro, sugere a identidade “Norte”.






Polivalência
Criamos uma marca polivalente, com possibilidade de diversas aplicações e interpretações, mas com a característica de manter a sua base intacta, usando sempre uma linguagem estética com a qual a identificamos.





Com estas abordagens mostramos esta mesma polivalência, apresentando dois exemplos de como a marca se pode transformar consoante as necessidades, podendo-se adaptar tanto a tradições, como ações sociais, ou até às cidades do norte.



O Nome
A escolha do nome Norte Português para a nossa marca baseou-se no sentido de pertença que a palavra “português” nos dá, visto que nos remete para o sentido de pertença a Portugal, mas também a nós próprios.


A base da nossa marca parte então do stencil acima apresentado, ao qual foi aplicado o nome da marca, procurando dar um destaque igual entre as palavras Norte e Português. Utilizamos na palavra Norte, uma letra maior, com um tom mais claro, enquanto que na palavra português uma letra menor, com um tom mais escuro. Encontramos assim um equilíbrio entre o tamanho de letra e os valores cromáticos que tornam a marca mais harmoniosa.





Paleta Cromática
Utilizamos as cores neutras, preto e branco, com escalas de cinzento, de forma a favorecer a simplicidade da nossa marca, e ajudar a uma forte pregnância.

É também desta forma uma marca de fácil reinterpretação e aplicável a qualquer tipo de superfície.

Esta simples paleta cromática, permite uma transformação da marca para o seu negativo, também muito interessante, que permite torná-la visível nas superfícies escuras.






Design e Comunidade
Este design pretende criar no público-alvo um sentido de pertença que apela à sua participação, ao mesmo tempo que o orienta para a inscrição N. Para melhor demonstrar esta ligação com a comunidade, elaboramos um pequeno vídeo de envolvimento da comunidade.

video
IDENTIFICA-TE!

Do Norte temos a pronúncia, o trabalho, os campos e as praias, o galo de Barcelos; temos o granito que percorre aldeias e cidades, temos a “gente” do Norte que faz desta marca o seu bilhete de identidade e o seu passaporte para além fronteiras; acreditamos assim que um Norte mais unido é sinónimo de prosperidade, e que a nossa marca tem a capacidade de desempenhar um papel preponderante na construção do futuro do Norte Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário